sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cristo, o bom Pastor


Pastor de Ovelhas

Significado de Pastor – Guardador de rebanho



Primeiramente, o que, ou quem, é um pastor de ovelhas?  O pastor de ovelhas é aquele que cuida, abriga, pastoreia e acompanha as suas ovelhas no decorrer da vida de ambos. Ele conduz e guia seu amado rebanho. Na época de Jesus, o pastor palestino era conhecido pela proteção que dava a suas ovelhas. Ao contrário dos pastores que não amavam suas ovelhas, sempre andava à frente do rebanho. Ele o conduzia. Conhecia suas ovelhas uma por uma, e geralmente dava-lhes um nome. As ovelhas conheciam sua voz e confiavam nele, não seguindo um estranho. Assim, quando chamadas, as ovelhas vinham correndo.
O verdadeiro pastor, cuida de suas ovelhas, as alimenta, as guia pelos campos, principalmente em troca de estações e regiões. Protege a vida de seu rebanho com a sua própria, e dá segurança constante contra animais selvagens e salteadores. Muitos dos pastores possui como companheiro e ajudante um cão pastor, adestrado para a ajuda no pastoreio. São cachorros extremamente leais e obedientes.

A vida de um pastor de ovelhas podia ser muito solitária, como vemos o caso de Davi enquanto ainda pastor. Alguns provavelmente moravam perto ou no próprio campo em que o rebanho ficava, sozinhos ou até com família. 
Também havia alguns tipos de abrigo, e creio que estes eram separadas de suas residências propriamente estruturadas. O abrigo do pastor poderia ser feito por diversos materiais, como xisto, granito, madeira etc. Serviam para resguardá-los de intempéries, e muitos tinham a função de abrigar o próprio rebanho. Em alguns locais específicos há moradias típicas do local, como em Portugal, construía-se o chamado cortelho. Também havia as brandas – núcleos habitacionais temporários de verão, que serviam para uma moradia temporária na troca de estação, em locais com pasto abundante para o rebanho.
Alguns optavam por pequenas carroças como moradia, e também como locomoção, pois eram puxadas por vacas ou cavalos.

À noite, os pastores levavam as ovelhas para um curral chamado de aprisco, cercado de muros altos encimados por espinheiros para impedir a entrada de animais selvagens e ladrões.
Mesmo assim, às vezes, um animal selvagem, impelido pela fome, pulava o muro e assustava as ovelhas. Nesse caso distinguia-se o verdadeiro pastor, aquele que amava suas ovelhas do assalariado que só trabalha por dinheiro.
O verdadeiro pastor era capaz de dar a vida pelas ovelhas. Metia-se entre elas e lutava para defendê-las. O assalariado, pelo contrário, pensava mais em sua segurança que na das ovelhas e geralmente fugia do perigo.

Um exemplo de um bom Pastor para nós, humanos pecadores, com certeza é Davi. Ele protegia suas ovelhas com sua própria vida (1Sm 17:34-36), e mesmo precisando ir a outros afazeres, ele preocupou-se com seu rebanho no meio da noite (1Sm 17:20).

Entretanto, o intuito deste post não é apenas explicar sobre o Pastor de ovelhas, nem de colocar exemplos de bons Pastores que temos nos dias de hoje, e muito menos de começar a criticar os falsos pastores, que vem como lobos com pele de cordeiro.
O que eu quero mostrar-lhes, com alusões entre o pastor de ovelhas e Cristo, é o atributo que, creio eu, seja o mais carinhoso dado a Ele. O de ser nosso Pastor, e como Ele mesmo intitula-se, o bom Pastor, pois dá a vida por suas ovelhas.
Uma das melhores passagens a demonstrar isto, está em João 10:11-16, onde Ele fala:

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. 

Imaginemo-nos como ovelhas de Cristo agora. Acordamos, e sua inabalável segurança já estava conosco, e com todo o rebanho. Enquanto pastávamos, Ele nos observava cuidadosamente. Quando temos sede, leva-nos a águas tranqüilas. Leva-nos a pastos verdejantes, guia-nos por todos os campos. Seu cajado nos consola constantemente, e com sua voz incomparável nos chama pelo nome, e por Sua misericórdia, nós a conhecemos. Ele tem em Sua mão um cajado aterrorizante e cheio de poder, mas para com Seu rebanho, Ele usa para guiar e de consolo. À noite coloca-nos no aprisco, e Ele é a própria porta. Ele nos defende do animal faminto e do ladrão, e deu Sua própria vida pelo rebanho.
Quando uma fugiu para o deserto, e caiu em uma vala suja e nojenta, Ele foi lá e a resgatou com o maior apreço.Ele cuida igualmente de todas, das teimosas, das sujas, das quietas, das barulhentas, desajeitas, de todas.
Ele como pastor cuida de nós, e não deixa acontecer nada de mal.
Ele é o bom Pastor.
Ele deu Sua própria vida por ovelhas ingratas e miseráveis, que nem O conheciam.
Ele é o bom Pastor.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. 
Salmos 23:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário