quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento




Todos somos teólogos

Como Washer aponta não podemos escolher entre Jesus e doutrina. É como amar alguém sem querer conhecê-lo. Na verdade, não tem como escaparmos de teologia (do grego, teo – Deus, logia - palavra, ciência). Quando afirmamos “eu não quero nada dessa coisa de teologia; eu só quero a Deus”, já estamos fazendo teologia, pois estamos afirmando que Deus existe e que devemos buscá-lo. Quando dizemos “eu não quero nada dessa coisa de doutrina; eu só quero Jesus”, já estamos crendo na doutrina de que Jesus é Deus, deve ser buscado e pode ser encontrado. Sproul e Harris corretamente afirmam:
“Nenhum cristão pode evitar a teologia. Todo cristão é um teólogo. Ele pode não ser um teólogo no sentido técnico ou profissional, mas ainda é um teólogo. A questão não é ser ou não ser um teólogo, mas se somos bons ou maus teólogos.” (R. C. Sproul, citado por Dave Harvey em Quando Pecadores Dizem Sim”)
“Todos somos teólogos. A questão é se o que sabemos a respeito de Deus é verdadeiro.” (Joshua Harris, em Cave Mais Fundo)
Tudo bem, eu sei que  quando uma pessoa faz este tipo de afirmação, ela está se referindo a um conhecer frio sobre Deus – o que é, de fato, ruim. Mas não é porque há um extremo em um lado que devemos ir para o extremo oposto. Se você quer encontrar um bom equilíbrio neste assunto, eu recomendaria o livro Pense – A Vida da Mente e o Amor de Deus, de John Piper, onde ele mostra na Bíblia que glorificar a Deus com nossa mente e coração não é “ou pensar” “ou sentir”, e sim “tanto pensar como sentir”.

Ame a Deus, conhecendo-o mais

No vídeo, Washer afirma que cerecemos de motivação para vivermos a vida cristã porque desconhecemos muitas coisas. Ele lista cinco. Se você quer atiçar o fogo do seu amor por Criso através do tição do saber, quero dar uma lista de bons conteúdos para ajudá-lo.
1) Quem Deus é
Livro - O livro O Deus Presente de D. A. Carson é uma excelente oportunidade de conhecer a Deus ao longo da revelação de toda Escritura.
E-book – O blog Voltemos ao Evangelho publicou em e-book o livro O Único Deus Verdadeiro, de Paul Washer. É um excelente guia de estudo sobre os atributos de Deus. Ideal para grupos pequenos e escolas dominicais.
Vídeo e Áudio - Na última Conferência de Jovens falamos sobre a Centralidade de Cristo. Recomendo todas as pregações, mas as de Tim Conway foram especialmente úteis em ajudar-me a amar a Cristo, buscando conhecê-lo mais intensamente.
2) Quem eles eram
Livro - O clássico Nascido Escravo de Martinho Lutero será de grande ajuda para entender os efeitos da queda.
Vídeo e Áudio – Confira a pregação de Josafá Vasconcelos sobre A Visão de Pecado dos Puritanos.
3) O que Cristo fez
Livro - Compreender o Evangelho é fundamental para todo cristão. Os livretos O que é o Evangelho?, de Greg Gilbert, e A Verdade da Cruz, de R. C. Sproul, são excelentes lugares para começar. Outro bom livro é Deus é o Evangelho de John Piper. Nele Piper argumenta que nenhuma das realizações de Cristo, narradas nos evangelhos, e nenhuma das bênçãos do evangelho são boas-novas, se não forem meios pelos quais podemos ver e experimentar a glória de Cristo.
Vídeo e Áudio – Em 2011 nossa Conferência de Jovens tratou exclusivamente sobre O Que é o Evangelho?. Também recomendo que você veja as pregações de nossa Conferência sobre Justificação pela Fé. Confira ainda as pregações de Brian Edwards sobre Graça, Maravilhosa Graça e a Supremacia de Cristo, de Tom Nettles sobre A Pessoa e o Trabalho de Cristo de Paul Washer sobre As Maiores Palavras das Escrituras.
4) O que se tornaram
Livro - O livro Finalmente Vivos de John Piper fala sobre regeneração e novo nascimento. Você pode ver um pouco do livro, bem como uma resenha do mesmo, no blog Voltemos ao Evangelho.
Vídeo e Áudio – Confira a pregação de Paul Washer sobre a diferença entreRegeneração e Decisionismo
5) O futuro que os aguarda
Vídeo e Áudio – Confira a pregação de John Blanchard sobre A Glória de Deus e o Lar Celestial do Cristão.
Que este conteúdo edifique sua alma e o leve a conhecer e amar mais a Deus.
Para Glória de Deus e Edificação da Igreja,
Vinícius

Transcrição

Uma das razões porque não temos ou temos pouca motivação para viver a vida cristã é porque “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Eles não entendem quem Deus é, quem eles eram, o que Cristo fez, o que se tornaram e o futuro que os aguarda; e, portanto, carecem de todos os estímulos e as emoções para entregarem verdadeiramente suas vidas a Cristo.
Vivemos em uma era que diz “eu não quero nada dessa coisa de doutrina; eu só quero Jesus”, “eu não quero nada dessa coisa de teologia; eu só quero a Deus”. Bem, há um problema aí. Quando você fala que não quer teologia e só quer a Deus, você está dizendo que quer todos os benefícios de Deus, mas não quer conhecê-Lo. Quando você diz que só quer Jesus e não quer doutrina – “doutrina” vem de uma palavra hebraica que significa ensino – você está dizendo que quer os benefícios de Jesus, mas não os ensinos.
Nós não sabemos quem Deus é nas Escrituras. A doutrina de Deus é praticamente ignorada. É por isso que igrejas tentam sobreviver através do pragmatismo, de truques e tudo mais – porque não conhecem a Deus. Nós não conhecemos a Deus e não conhecemos quem éramos e, por isso, não conseguimos apreciar a salvação que nos foi dada. Nós não sabemos nada da espetacular natureza eterna de Cristo e, por isso, não podemos compreender verdadeiramente o que significa que o Filho de Deus morreu por nós. O que Ele fez no madeiro foi reduzido a “4 leis espirituais” ou “5 coisas que Deus quer que você saiba”, então não entendemos quão glorioso é o Evangelho. Assim, não conseguimos ficar animados com isso. Você vê? É tão importante entender todas essas coisas. A razão porque carecemos da motivação para seguir a Cristo com todo nosso coração é porque não sabemos quem Deus é, quem nós erámos e o que Ele fez por nós na pessoa de Jesus Cristo.


Vídeo: Trechos da mensagem Offer Your Bodies A Living Sacrifice pregada por Paul Washer. HeartCry Missionary Society INC. © Todos os direitos reservados
Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados



O vídeo completo encontra-se aqui, em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=o8pvFWf-sqg

Fonte: Editora Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário