sábado, 3 de novembro de 2012

Evangelização - Tarefa Difícil e Urgente




 (Mateus 28.18-20)

Um teólogo ilustrando a urgência da tarefa evangelizadora imaginou uma cena muito curiosa: três diabos discutiam entre si sobre como atrapalhar a obra da Igreja de Cristo. Um disse: “Vamos dizer que não há inferno”; outro replicou: “Vamos dizer que não há céu”; finalmente o terceiro disse: “tudo está certo, mas não há pressa,
não há urgência”. Muitos cristãos ficaram assim convencidos.

A acomodação é grande obstáculo à tarefa da evangelização. Dificilmente encontraremos um cristão sincero que recuse anecessidade de evangelizar. Mas, iniciar essa obra e nela perseverar são os desafios. Consideremos alguns aspectos:

1. Ordem de Jesus Cristo Com a plenitude da autoridade que lhe foi dada pelo Pai, mostra a tarefa para Seus discípulos como um imperativo; Ele não sugere, mas ordena. Ele não convida para o trabalho, mas impõe “ide e fazei discípulos”.

2. Testemunho da Igreja Primitiva – (Atos 2.37-47,Is 1.2-3) – Não havia destaques a grandes oradores, mas ao tipo de vida dos seus membros, vida sólida que retratava obediência e temor diante de Deus. Evangelizar não é um período na vida da Igreja ou em nossa vida pessoal, mas uma forma de viver que atende ao Senhor. Quando os “não crentes” veem em nós a família de Deus, estão também sendo evangelizados; é mais marcante o que se vê e não o que se fala. Enquanto isso o Senhor vai acrescentando os salvos.

3. Testemunho dos lares dos crentes – (II Timóteo 1.5) – A solidez da Igreja é um reflexo da solidez dos lares. Lares crentes, pessoas crentes, esses é um alvo evangelístico: Marcos 5.19, Atos 13.1-4 (início da missão em Chipre, terra de Barnabé), Cl 4.15.

4. Urgência Temos boas novas que precisam ser compartilhadas, devemos responder ao amor de Deus com o nosso amor por Ele, é indispensável tratar essa tarefa como obrigação (I Co 9.16).

5. Participação fundamental do Espírito Santo nessa obra Leia Atos 2.1-13, Atos 13.1-4 – O que se diz a respeito da ação doEspírito Santo? O que fazia a Igreja? Como começou o evangelismo?

O que isso representa para cada um de nós?




Rev. Carlos Aranha Neto – Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário